O serviços de mesa são as formas como serão servidas as refeições aos clientes e geralmente é executado por garçons.

1) Serviço à francesa 

O serviço à francesa é o mais requintado e costuma ser utilizado em jantares formais. Nessa ocasião, o garçom se aproxima à esquerda do convidado e posiciona a travessa próxima ao prato, para que o próprio convidado se sirva.

2) Serviço à inglesa direto 

É quando o garçom se aproxima do cliente pelo lado esquerdo, posiciona a travessa próxima ao prato e serve o alimento com auxilio de talheres ou alicates.

 3) Serviço à inglesa indireto 

Neste serviço, o garçom se aproxima do cliente pelo lado direito e serve o alimento, que, geralmente fica localizado no gueridón, uma espécie de mesa ou  carrinho auxiliar, daqueles que vemos mais em filmes e novelas de época.

4) Serviço empratado 

O serviço empratado é um tipo de serviço muito comum também em restaurantes. Ocorre quando o prato selecionado pelo cliente vem montado diretamente da cozinha e servido pelo garçom pelo lado direito.

5) Serviço à americana 

O serviço à americana, também conhecido por estilo “buffet” é aquele serviço eleito para ocasiões que envolvem um número extenso de convidados. Nessa proposta, as comidinhas são servidas em uma mesa principal e os convidados ficam a vontade para servirem-se.

6) Serviço de travessas sobre à mesa 

Claro que nós brasileiros temos um serviço para chamar de nosso. Na verdade o serviço à brasileira, nada mais é do que dispor as travessas sobre a mesa, ou seja, as travessas com alimentos são trazidas da cozinha pelo garçom e posicionadas na mesa dos clientes e/ou convidados para que eles possam se servir. Fazemos isso em almoços de família, né? É o serviço mais comum nos lares brasileiros!

7) Serviço volante 

O serviço volante é o mais comum em formaturas e casamentos. O garçom serve canapés e petiscos aos convidados para que possam degustar em pé ou próximos a mesas de apoio. Chamamos de coqueteis.

Quer conhecer um sistema para restaurante que te ajude controlar suas mesas? Baixe já os 30 dias grátis e venha conhecer o OnChef.

Clique aqui e teste grátis o melhor sistema para restaurante do Brasil